Contagem

web counter free

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Tribunal pode devolver Boavista à primeira liga

O Boavista poderá regressar à primeira divisão pela mesma via que o condenou a ser despromovido: a jurídica.

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa considerou nula a reunião entre o Conselho de Justiça (CJ) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que, no final da época 2007/2008, confirmou a despromoção do clube à II Liga por motivos de corrupção.

A notícia foi esta terça-feira avançada pela agência Lusa, que é citado por vários órgãos de comunicação.

A decisão faz com que o parecer da reunião, realizada a 4 de Julho de 2008, seja considerado nula. Recorde-se que a decisão veio, na altura, confirmar a descida de divisão do Boavista devido a um alegado crime de coação por parta da direcção ‘axadrezada’, que já lhe havia sido imputado pela Comissão Disciplinar da Liga.

Porém, na reunião não estiveram presentes o presidente e vice-presidente do CJ, e os responsáveis boavisteiros sempre tentaram, e esperaram, desde então, que a decisão fosse anulada com base no recurso que entretanto apresentaram.

Recorde-se que o crime de coação pelo qual o Boavista foi acusado estava associado ao processo ‘Apito Dourado’, e, na mesma reunião, Pinto da Costa, presidente do FC Porto, foi igualmente condenado a dois anos de suspensão. Mas, no caso do líder dos ‘dragões’, a decisão tinha já sido considerado inválida.

Resta saber se o Boavista, actualmente a disputar a Zona Centro da II divisão – equivalente ao terceiro escalão do futebol português -, vai regressar já na próxima época à Liga ZON Sagres.

Ao considerar nula e inválida a decisão da reunião, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa poderá assim devolver os ‘axadrezados’ à elite do futebol português, quatro anos depois de terem iniciado a sua queda nos escalões secundários.

No final da época 2008/2009, o Boavista foi despromovido à II divisão (terceiro escalão) do futebol nacional, e tem lutado desde então, nos relvados, para regressar aos principais campeonatos do futebol português.

Recorde-se que o Boavista sagrou-se campeão nacional na época 2000/2001, e em 2002/2003 alcançou as meias-finais da Taça UEFA, prova que acabaria por ser conquistada pelo FC Porto. No seu historial contam-se ainda duas presenças na Liga dos Campeões, a par de cinco Taças de Portugal e três Super Taças conquistadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário