Contagem

web counter free

domingo, 30 de abril de 2023

Liga Bwin 2022-2023: 30ºJornada: Derrota Injusta

                                                               FC PORTO-1

BOAVISTA FC-0

Liga Nós 30ºJornada 2022-2023

30 de Abril de 2023 - 18h
Estádio do Dragão
Árbitro:Rui Costa(A.F.Porto)

GR:Diogo Costa GR:Rafael Bracalli(C)
DD:Wilson Manafá(Wanderson Galeno INT) DD:Reggie Cannon(Pedro Malheiro 83')
DC:Pepe(C) DC:Rodrigo Abascal
DC:Iván Marcano DC:Vincent Sasso
DE:Wendell DE:Bruno Oneymaechi
MC:Stephen Eustáquio(Toni Martinez INT)(Fábio Cardoso 69') MC:Gaius Makouta(Joel Silva 83')
MC:Otávio MC:Sebastián Pérez(Robert Bozénik 74')
MC:Matheus Uribe EE:Ricardo Mangas
MC:Pepê ED:Salvador Agra(Kenji Gorré 66')
PL:Mehdi Taremi PL:Yusupha Nije
PL:Evanilson(André Franco INT) PL:Bruno Lourenço

Treinador:Sérgio Conceição    Treinador:Petit

 Cartões Amarelos:Salvador Agra 20',Gaius Makouta 24',Mehdi Taremi 42',Yusupha Nije 43',Matheus Uribe 84' e Kenji Gorré 93'.

Cartões Vermelhos:Iván Marcano 66'.

Golos:Mehdi Taremi 59'(g.p)


Um enorme desafio boavisteiro, mas o FC Porto não baixou a guarda nesta fase decisiva da época. Num dérbi quentinho e com uma bela exibição axadrezada, os dragões superaram um forte adversário e muito sofrimento final para vencerem por 1-0. Diferenças restabelecidas para os rivais diretos, que se defrontam na próxima jornada. Pouco podia Petit pedir mais dos seus homens, com os lamentos do golo ter surgido de um erro de comunicação e a incapacidade de marcar, apesar do acumular de oportunidades. Para os azuis e brancos, uma exibição de esforço, acentuada pela expulsão de Iván Marcano durante o segundo tempo.

Personalidade de um grande Boavista

A confirmar os bons sinais recentes, foi um Boavista personalizado que apareceu no dérbi. Tentativa de condicionar a saída de bola do adversário, mesmo com o risco de libertar algum espaço e necessidade de ´gastar` cartões em faltas cirúrgicas. Petit não mudou o ADN e os axadrezados mostraram competência, tendo mesmo uma bela oportunidade para faturar até ao descanso. Por sua vez, o FC Porto assumiu de forma natural mais as rédeas do duelo, mas teve problemas na definição de lances prometedores. Desinspiração de unidades como Evanilson e Taremi foram criando ansiedade no Dragão, devido ao tardar da chegada do desejado golo. Otávio, Eustáquio e Pepê foram os grandes agitadores azuis e brancos, no entanto, a defesa axadreza foi solucionando os problemas. Em transição venenosa, as Panteras Negras tiveram uma excelente situação para abrir o ativo. Com alguma sorte, a intervenção tremida de Diogo Costa a remate de Sebastián Pérez acabou por passar perto do poste. Conceição, sempre exigente, só podia querer mais dos seus homens no regresso dos balneários.

Final de nervos

Num sinal forte, o técnico acabou por mexer e lançou André Franco, Galeno e Toni Martínez para o segundo tempo. Das unidades rendidas, nota para Wilson Manafá, esforçado, porém, a confirmar mais uma vez a necessidade do FC Porto reforças as laterais para a próxima época. Mesmo sem esquecer a lesão de João Mário, os pergaminhos do clube exigem outro tipo de qualidade nestas posições. A verdade é que o Boavista continuou confiante na partida, porém, um erro originou o golo azul e branco. Sem noção do espaço - queixou-se de falta de comunicação dos companheiros logo após o lance - Mangas derrubou André Franco em tentativa de corte na área axadrezada. O médio voltou a conquistar uma importante grande penalidade e Taremi não desperdiçou a oportunidade de abrir o ativo. O 1-0 ficou longe de, ainda assim, facilitar o final de tarde para os dragões. Num raro erro, Marcano recebeu mal e optou por cometer falta sobre Ricardo Mangas, que resultou na sua expulsão direta. Nem sempre as equipas exploram da melhor forma esta vantagem, com mérito pela forma organizada e ousada como o Boavista sufocou os campeões nacionais na reta final. Yusupha e Bozeník estiveram muito perto do empate. Quando a pontaria não falhou, Diogo Costa provou a razão de ser uma peça tão decisiva. As bancadas sentiram o difícil momento e deram o importante ânimo para o FC Porto segurar a importante vitória, num dérbi superado, mas complicadíssimo para a turma de Sérgio Conceição.

Sem comentários:

Enviar um comentário