Manuel de Sousa e Silva (Manuel do Laço) e o Barbeiro José Aventino Silva estão entre os 13 condecorados com medalhas municipais. A cerimónia do de entrega ocorrerá aquando das comemorações do 38º Aniversário do 25 de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Manuel do Laço e o Barbeiro José Aventino Silva são figuras sempre presentes no Estádio do Bessa Século XXI. O sitio oficial da Câmara do Porto tem uma pequena apresentação do galardoados, embora para a maioria dos Boavisteiros, dispensem qualquer tipo de apresentações.
Conheça melhor o perfil:
José Aventino Silva é um barbeiro que se orgulha de ter “a profissão mais bonita do Mundo”.
Nascido em Baião em 1936 e descendente de uma família de barbeiros que começou há 160 anos com o tio-avô, o Senhor Silva exerce a profissão desde os 10 anos de idade, depois de ter completado a então quarta classe.
Em 1968 funda a emblemática Barbearia Invicta, situada em frente à Igreja do Carmo, num prédio com traços modernos, e cujo nome demonstra a estreita ligação sentimental do seu fundador à cidade que o “adotou”.
Manuel de Sousa e Silva:
é sobejamente conhecido por Manuel do Laço . Trabalhou na cidade, na área comercial, até partir para o Connecticut, nos Estados Unidos da América (EUA), em 1972. Dedicou 29 anos a uma carreira comercial de emigrante de sucesso, mas o fervoroso sentimento patriótico motivou o regresso em 2001. Tradicionalmente ligado ao mundo do futebol, quem com ele priva reconhece-lhe outras qualidades: o pragmatismo, a admiração e apoio à causa do Padre Américo, a sua grande generosidade pelo próximo, humildade e até o apego à representação, atividade que desenvolveu algum tempo no Teatro Sá da Bandeira.
Figura incontornável da cidade invicta, “Manuel do Laço” ganhou um protagonismo único ao “vestir” de forma incondicional e apaixonada a camisola do seu clube de futebol de eleição, o centenário Boavista Futebol Clube (BFC), tendo sempre pugnado pelo “fair play” e tendo o reconhecimento público de pacificador.
Entre os galardoados estarão nomes das mais diversas áresas como o arquitecto Souto Moura, distinguido com a medalha de Honra da Cidade, os empresários António Mota, presidente da Mota-Engil, António Serrenho (CIN), Arlindo Cunha, ex-governante, ex-presidente da Porto Vivo, SRU e atual responsável pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão, o psiquiatra Carlos Mota Cardoso, o economista José Rodrigues Jesus, o médico e músico Rui Soares da Costa e o cirurgião e presidente do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa contra o Cancro,Vítor Veloso, serão agraciados com a Medalha Municipal de Mérito (Grau Ouro).
Com este mesmo galardão, serão também distinguidos o editor discográfico Arnaldo Trindade(Grau Prata), o bombeiro e poeta Carlos Bessa (Grau Cobre), o barbeiro José Aventino Silva(Grau Cobre) e Manuel de Sousa e Silva, popularmente conhecido por Manuel do Laço(Grau Cobre).
José Manuel Carvalho, presidente do Académico, de Maio de 2002 a Dezembro de 2011, bem como a Associação de Hóquei em Campo do Portoreceberão a Medalha de Mérito Desportivo (Grau Ouro).
Sem comentários:
Enviar um comentário